Que produtor não quer aumentar a produtividade do gado? Todos!
A questão é que muitos ainda não sabem como fazer isso, nem qual é a importância de acompanhar as informações sobre os seus animais.
Para conseguir aumentar a produtividade, o produtor rural precisa saber tudo o que acontece com o seu rebanho. Algo que, só é possível, se acompanhar de perto as informações.
Coletar dados sobre nutrição, rastreabilidade, medicação e reprodução é importante porque pode ajudar na gestão e análise dos animais. Não só isso, facilitar a tomada de decisão quanto a atividade pecuária.
Mas, agora você deve estar se perguntando: “como posso fazer a coleta e a análise de dados se o dia a dia na minha fazenda é corrido?”
Pois bem, já cogitou utilizar bastões eletrônicos na pecuária, para identificação animal? 🙂
Não sabe o que é e nem como funciona essa tecnologia? Não se preocupe! O post de hoje foi preparado para esclarecer as principais dúvidas:
- O que é são bastões eletrônicos?
- Como essa é o funcionamento do bastão eletrônico na pecuária?
- Por que acompanhar as informações do gado é importante?
- Como incorporar a identificação eletrônica na fazenda?
Esperamos que goste… Boa leitura!
O que é o bastão eletrônico?
O bastão eletrônico é um equipamento de identificação eletrônica que permite a leitura rápida, eficiente e precisa das informações do gado. Por meio dele o produtor rural consegue fazer a leitura dos brincos eletrônicos bem como os brincos com códigos de barras.
Como oferece recursos modernos para identificar bovinos e realizar o manejo, o bastão eletrônico é uma alternativa excelente para quem busca otimizar a gestão e aumentar a produtividade.
Como o bastão eletrônico funciona?
O bastão eletrônico funciona da seguinte forma: quando chega próximo aos brincos, ele reconhece qual é a numeração do brinco e começa a fazer a coleta de dados sobre o animal.
Se o equipamento possui opção bluetooth, o produtor rural consegue parear o aparelho com a balança e o peso do gado é imediatamente registrado dentro do bastão.
Depois que é feita a identificação do número e as informações forem coletadas, o produtor pode transmitir os dados para um computador ou dispositivo móvel (celular, tablet ou smartphone).
A partir de um software, instalado no computador ou dispositivo móvel, pode analisar todas as informações sobre o seu rebanho e a partir daí tomar decisões mais assertivas para a sua propriedade.
Importante: o bastão eletrônico é uma tecnologia que pode ser utilizada para a gestão de diversos tipos de animais, entre elas: bovino,bubalinos, ovelhas, suínos e também cavalos.
Veja como fazer a gestão da pecuária com tecnologia!
Atividade pecuária: por que acompanhar as informações do gado é importante?
Quando um gestor quer saber se uma empresa teve sucesso em um determinado período, ele usa de indicadores, gráficos e relatórios para avaliar o desempenho da companhia, certo?
Na atividade pecuária funciona da mesma forma. A única diferença aqui é que o produtor rural usa de dados para saber como está o desempenho do seu rebanho.
Coletar, registrar e analisar as informações são etapas importantes para a gestão da fazenda. E os dados podem servir de apoio para o produtor direcionar melhor os seus investimentos.
Pense só, se não faz a coleta de dados, como ele consegue manter as informações sobre o seu gado atualizadas? Se não possui um registro, como consegue comparar os números atuais com os números anteriores e avaliar o desempenho de cada animal?
Simplesmente não consegue…
E uma vez que o produtor não é capaz de avaliar o desenho do seu rebanho, ele também não consegue identificar os erros no manejo e nem o que precisa ser feito para aumentar a sua produtividade.
Acompanhar as informações é importante para avaliar tudo que ocorre dentro da atividade pecuária, desde os custos por animal até o rendimento de ganho de peso. Assim, facilitando uma tomada de decisão e melhorando as estratégias.
Como incorporar a identificação eletrônica na fazenda?
Hoje, se o pecuarista quer expandir os lucros da sua fazenda, ele precisa estar preparado. Para isso, deve apostar em tecnologias de ponta que ajudam a otimizar processos e aumentar a produtividade.
Tanto os bastões eletrônicos como o brinco eletrônico para gado são tecnologias que fazem parte da identificação eletrônica. Assim sendo, se o produtor rural quer incorporar a tecnologia na sua fazenda sem gastar muito, pode começar ao poucos adquirindo esses dois itens.
Quer saber mais sobre brincos para gado? Veja aqui quais são os tipos e como é feita a aplicação!
Primaza: identificação eletrônica ao seu alcance
A Primaza existe para criar produtos que, através de Identificação Animal, profissionalizam ainda mais a atividade pecuária. Está a mais de 16 anos no mercado, auxiliando o produtor rural na gestão e coleta de informações de rebanhos de bovinos, ovinos e bubalinos.
O principal foco da Primaza é ajudar o pecuarista a otimizar a sua produção. Por conta disso, foi atrás da mais alta tecnologia para auxiliar no manejo e controle do rebanho: o bastão eletrônico leitor de brinco de gado (Leitores Baqueano).
O novo produto permite a leitura de brincos eletrônicos e/ou brincos com códigos de barras. Também o cruzamento desses dados com um software de gestão. Assim sendo, o leitor pode ser usado com Código de Barras bem como para o Brinco Sisbov que facilita muito para quem utiliza o SISBOV.
A tecnologia ainda possui integrada a opção bluetooth, que permite ao produtor e parceiros parear o aparelho com a balança do animal. Entre alguns parceiros JetBov, Lebov, Irancho e Cowtrol.
Incrível, não é? O bastão eletrônico é uma ferramenta prática que pode ajudar o produtor a otimizar o manejo e aumentar a sua produtividade.
Se quer saber mais sobre o produto, entre em contato com a nossa equipe para descobrir todas as vantagens do bastão eletrônico leitor de brinco de gado.