Blog Primaza
Brincos para Gado: Tipos e Aplicação

Brincos para Gado: quais são os tipos e como é feita a aplicação?

Veja, neste post, como funcionam os brincos para gado e quais são as vantagens. Também, como é feita a aplicação e qual a importância da identificação animal para o Sisbov.

A identificação animal é extremamente importante na atividade pecuária. Identificar os animais, saber quais são suas necessidades e conseguir acompanhar o desenvolvimento do rebanho podem ajudar o produtor a aumentar a sua produção e até economizar. Os brincos para gado são aparelhos desenvolvidos para ajudar nessa identificação e são uma excelente escolha para quem quer ter mais controle sobre o rebanho. Mas, será que todas as pessoas sabem quais são todas as vantagens e como funciona a aplicação do produto?

Se você quer melhorar o desempenho da sua propriedade mas ainda não sabe como fazer isso, veja, neste post, como funcionam os brincos para gado, quais são as vantagens e quais são os tipos de produtos no mercado. 

Também, quais são os cuidados necessários para a aplicação dos brincos e qual é a importância da identificação animal para o Sisbov. 

Confira! 

 

Brincos para gado: como funcionam e quais são as vantagens?

 

Os brincos para gado foram criados para ajudar o produtor na identificação animal. Servem para distinguir os bovinos de uma determinada propriedade e também para controlar o rebanho. 

Quando o produtor decide identificar os seus animais de forma individual, ele e os seus funcionários conseguem reconhecer cada bovino com facilidade e assim realizar o manejo com mais eficiência. 

O brinco bovino para identificação animal contribui ainda para a gestão do rebanho uma vez que o produtor consegue acompanhar o histórico e o desenvolvimento de cada animal.

Essas informações ajudam na tomada de decisão do produtor que impacta diretamente na engorda do gado, produção de leite e até no melhoramento genético.

Por exemplo:

Se a propriedade identificar que uma determinada vaca está mais magra do que as outras, o produtor pode acompanhar o histórico desse animal para avaliar se houve diferença no manejo nutricional ou se algum incidente pode ter prejudicado a sua saúde.

A partir daí, tomar medidas para engordar o animal ou, no caso de existir foco de doença, medicar e separar a vaca do restante do rebanho.

  

Tipos de brincos para gado

 

Brincos Manejo para Gado

Os Brincos para Gado Manejo são aquelas peças que possuem apenas a identificação numérica na etiqueta. Ou seja, não contém informações complementares sobre o animal.

Embora esse seja um brinco mais simples do que um modelo eletrônico, os brincos tradicionais podem ser uma opção interessante para quem possui um rebanho pequeno em uma pequena propriedade, e quer economizar.

 

Brincos Eletrônicos para Gado

Além dos brincos manejo, o produtor têm a opção de escolher a aplicação de brincos eletrônicos para gado

Diferente do modelo anterior, onde só existe a identificação numérica na etiqueta, esse brinco permite uma gestão mais detalhada das informações sobre os bovinos.

Cada brinco possui uma numeração de 15 dígitos e esse número pode ser lido como um código de barras por meio de um bastão leitor (leitor de identificação animal móvel com armazenamento de dados)

Tanto a numeração impressa na etiqueta como o brinco bovino foram desenvolvidos para durar a vida inteira do animal. Ou seja, a validade do aparelho é um diferencial que oferece um excelente custo benefício para o produtor.

O uso de brincos bovinos com identificação eletrônica tem muitas vantagens, entre elas: 

  • facilita o reconhecimento do bovino na calha;
  • oferece mais durabilidade;
  • assegura uma identificação diferenciada para cada animal;

Por serem mais modernos, os brincos para gado eletrônico ajudam o produtor a economizar tempo e dinheiro já que não é preciso substituir os produtos durante a vida do bovino. Também, porque impede que erros acabem atrasando o processo de identificação. 

Assim sendo, os brincos eletrônicos são uma alternativa interessante tanto para as pequenas, médias ou grandes propriedades.

 

Como aplicar os brincos

 

A aplicação dos brincos para gado não é um procedimento difícil, mas são necessários alguns cuidados para evitar incidentes.

Por exemplo, a atenção na hora de aplicar o equipamento no animal pode impedir a queda dos brincos o que, consequentemente, resulta na perda das informações.

Então, para realizar a aplicação correta dos brincos para gado o produtor deve primeiramente separar todos os equipamentos que serão utilizados na aplicação e posicionar as peças do brinco no aplicador de forma correta.

Quando for aplicar o brinco no bovino, deve certificar que a peça está centralizada na orelha (entre as 2 principais nervuras). Precisa ainda verificar se a aplicação foi bem sucedida (para não correr o risco do brinco cair), e aplicar um produto de cicatrização e com ação repelente para proteger a ferida.

 

Qual é a importância da identificação animal para o Sisbov?

 

O Sisbov é o sistema oficial de identificação individual de bovinos e búfalos. 

Foi criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e é utilizado como ferramenta de controle sanitário para fiscalizar as propriedades rurais que querem produzir e comercializar as carnes para o mercado externo.

Devido ao alto índice de consumo de carne e com o crescimento das vendas para países estrangeiros, o mercado têm exigido dos produtores de gado a certificação para confirmar que os produtos têm origem confiável e que são, de fato, de qualidade. 

Seja para a criação e comercialização de carnes dentro do Brasil ou para os que desejam trabalhar com a criação de gado para exportação, o brinco bovino para a identificação animal alinhada ao Sisbov é um cuidado importante para garantir a qualidade dos produtos para o mercado. 

 

Gostou do tema? 

Viu só como aplicar o brinco bovino não é uma atividade complicada? Basta tomar alguns cuidados para garantir que eles não caiam e você acabe perdendo as informações.

Se você ainda têm dúvidas sobre como aplicar os equipamentos no gado, clique aqui para falar com um de nossos especialistas. Ou, se preferir, conheça nossos produtos para descobrir qual é o brinco para gado ideal para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • E-mail contato@primaza.com.br
  • Orçamento (55) 98154-0054
  • Pós-Venda (55) 3375-8443
  • Endereço
    Avenida Presidente Kennedy 3400, Bairro Arco-Íris
Open chat
Fale conosco
Powered by