Blog Primaza
Controle de Qualidade na Pecuária

Controle de Qualidade na Pecuária: Por que acompanhar as informações do rebanho é importante?

Entenda porque acompanhar as informações do gado, tendo um controle de qualidade na pecuária, e como a identificação eletrônica ajuda nesse processo.

As informações estão em toda a parte e podem contribuir para um processo de análise e tomada de decisão. No setor pecuário as informações podem auxiliar o produtor rural a descobrir qual é a real situação do seu negócio. Também servir de apoio na elaboração de estratégias para aumentar a produtividade do rebanho e o padrão de controle de qualidade na pecuária.

Quer entender por que acompanhar as informações do gado é importante para garantir esse controle de qualidade na pecuária e, consequentemente, ter sucesso na atividade

Veja, neste post, quais benefícios o produtor rural pode ter ao fazer o acompanhamento das informações, e como a identificação animal e a identificação eletrônica podem ajudar nesse processo. 

Boa leitura! 

 

A importância de acompanhar as informações

Há muito tempo as informações são utilizadas para orientar a tomada de decisão. Quando coletadas e analisadas corretamente, podem auxiliar as pessoas no direcionamento de estratégias e investimentos. Também ajudar na identificação de falhas e necessidades de melhorias.

Quando o pecuarista identifica, coleta e acompanha as informações do rebanho, ele consegue avaliar com mais clareza qual é a situação real do seu negócio. E, a partir daí, definir quais objetivos quer alcançar e que estratégias precisam ser implantadas para o alcance das metas.

Uma vez que possui maior clareza sobre a situação real do seu negócio e sabe quais ações estratégicas são necessárias, o produtor consegue direcionar melhor os investimentos e aumentar o padrão de qualidade dos seus produtos. E, consequentemente, assegurar mais vendas e garantir a satisfação dos clientes. 

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mesmo com a pandemia do coronavírus o PIB agropecuário deve registrar um crescimento de 2,5% em 2020. Isso significa que o consumo e a exportação de carne ainda são altos, e que cada vez mais produtores podem se sentir motivados a entrar nesse mercado.

Assim sendo, para manter a competitividade e assegurar o sucesso na atividade, o produtor precisa acompanhar as informações sobre o seu rebanho para tomar decisões mais assertivas e oferecer um padrão de qualidade mais alto dos seus produtos, e isso acontece a partir de um bom controle de qualidade na pecuária.

 

Vantagens ao acompanhar as informações do gado 

Agora que você já sabe por que acompanhar as informações do rebanho é importante para o sucesso da atividade pecuária, veja 4 vantagens que o pecuarista pode ter ao fazer a coleta, análise e o acompanhamento das informações:

 

#1. Alto padrão de controle de qualidade na criação de gado

Uma das principais vantagens ao acompanhar as informações do gado é que o pecuarista consegue assegurar uma visão mais abrangente sobre os seus negócios. Essa visão permite que ele elabore estratégias mais assertivas para melhorar o manejo, otimizar a produção e aumentar a qualidade do seu produto.

Por exemplo, se acompanha as informações sobre o peso dos animais, pode descobrir se o tipo de manejo está sendo lucrativo ou se o rebanho está recebendo o tratamento adequado. Também, se os investimentos com ração e medicamentos estão gerando retorno positivo quanto a engorda e o desempenho do gado. 

 

#2. Aumento de vendas e oportunidades

Uma vez que possui um alto padrão de controle de qualidade na criação do rebanho, o produtor rural pode ir atrás de novas oportunidades para comercializar os seus produtos. Um exemplo de oportunidade que pode trazer ganhos excelentes e que precisa ser considerada é a exportação da carne. 

Embora no gado para exportação existam muitas regras e o controle de qualidade é mais rígido, o produtor pode aproveitar esse nicho para lucrar mais e expandir os negócios. Afinal, ao coletar e acompanhar as informações, a propriedade já consegue assegurar um alto padrão de controle de qualidade na criação. 

 

Veja aqui quais são os cuidados necessários ao criar gado para exportação

 

#3. Redução de custos com manejo

O produtor que quer garantir o sucesso na atividade pecuária também precisa ter controle sobre os seus investimentos e reduzir os custos.

Se possui acesso e acompanha as informações sobre o rebanho, o produtor rural consegue identificar com mais facilidade onde se concentram os custos mais altos. E, a partir daí, pode traçar estratégias para minimizar as despesas, conter os desperdícios com o manejo e até aumentar a lucratividade. 

 

#4. Avaliar o desempenho do rebanho a qualquer momento

Quando coleta, tem controle e acompanha as informações sobre o rebanho, o produtor rural consegue avaliar como está o desempenho do seu gado a qualquer momento. 

Essa análise permite que ele identifique falhas que podem estar prejudicando a produção, quais melhorias são necessárias e o que está ou não está dando certo no manejo. 

 

Identificação eletrônica para acompanhar as informações

Identificar os animais, saber quais são suas necessidades e acompanhar o desenvolvimento do rebanho podem ajudar o produtor rural a aumentar a sua produção.

A identificação eletrônica utiliza dos brincos e bastões eletrônicos para identificação animal, e é um procedimento capaz de otimizar a coleta, gestão e o acompanhamento das informações.

Por meio dos brincos para gado, por exemplo, o produtor consegue controlar o seu rebanho e identificar cada um dos seus animais individualmente. Enquanto que, por meio dos bastões eletrônicos, pode coletar as informações dos brincos eletrônicos e transmiti-las para um software em poucos cliques.

As informações que são transmitidas para o sistema possibilita uma análise mais clara sobre o progresso e desempenho dos bovinos. E, com base nessa análise, o produtor se torna capaz de fazer a gestão e tomar decisões mais assertivas para aumentar os lucros na atividade pecuária.    

 

Viu só como acompanhar as informações do rebanho é importante? Por meio das informações é possível direcionar as estratégias, avaliar o desempenho de cada animal e obter um padrão de controle de qualidade mais alto. Também descobrir quais medidas são necessárias para reduzir os custos com o manejo e aumentar a produtividade.

 

Gostou do tema? Quer saber mais sobre identificação animal e como a identificação eletrônica pode ajudar a sua fazenda? Então continue lendo nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades!

  • E-mail marketing@primaza.com.br
  • Orçamento (55) 98154-0054
  • Pós-Venda (55) 3375-8443
  • Endereço
    Avenida Presidente Kennedy 3400, Bairro Arco-Íris