Blog Primaza
bastão eletrônico na pecuária

Bastão Eletrônico na Pecuária: Como a tecnologia pode melhorar a qualidade do rebanho

Veja o que é e como funciona o bastão eletrônico.Também, como essa tecnologia pode ajudar o produtor a aumentar a produtividade do gado e ter sucesso na atividade pecuária.

Que produtor não quer aumentar a produtividade do gado? Todos! 

A questão é que muitos ainda não sabem como fazer isso, nem qual é a importância de acompanhar as informações sobre os seus animais. 

Para conseguir aumentar a produtividade, o produtor rural precisa saber tudo o que acontece com o seu rebanho. Algo que, só é possível, se acompanhar de perto as informações. 

Coletar dados sobre nutrição, rastreabilidade, medicação e reprodução é importante porque pode ajudar na gestão e análise dos animais. Não só isso, facilitar a tomada de decisão quanto a atividade pecuária.

Mas, agora você deve estar se perguntando: “como posso fazer a coleta e a análise de dados se o dia a dia na minha fazenda é corrido?” 

Pois bem, já cogitou utilizar bastões eletrônicos na pecuária, para identificação animal? 🙂

Não sabe o que é e nem como funciona essa tecnologia? Não se preocupe! O post de hoje foi preparado para esclarecer as principais dúvidas: 

  • O que é são bastões eletrônicos
  • Como essa é o funcionamento do bastão eletrônico na pecuária? 
  • Por que acompanhar as informações do gado é importante? 
  • Como incorporar a identificação eletrônica na fazenda? 

Esperamos que goste… Boa leitura!  

 

O que é o bastão eletrônico?

O bastão eletrônico é um equipamento de identificação eletrônica que permite a leitura rápida, eficiente e precisa das informações do gado

Por meio dele o produtor rural consegue fazer a identificação animal, também a leitura dos brincos eletrônicos e/ou brincos com códigos de barras.

Como oferece recursos modernos para identificar bovinos e realizar o manejo, utiliza o bastão eletrônico na pecuária é uma alternativa excelente para quem busca otimizar a gestão e aumentar a produtividade.

 

Como o bastão eletrônico funciona?

O bastão eletrônico funciona da seguinte forma: quando chega próximo aos brincos, ele reconhece qual é a numeração do brinco e começa a fazer a coleta de dados sobre o animal. 

Se o equipamento possui opção bluetooth, o produtor rural consegue parear o aparelho com a balança e o peso do gado é imediatamente registrado dentro do bastão. 

Depois que é feita a identificação do número e as informações forem coletadas, o produtor pode transmitir os dados para um computador ou dispositivo móvel (celular, tablet ou smartphone). 

A partir de um software, instalado no computador ou dispositivo móvel, pode analisar todas as informações sobre o seu rebanho e a partir daí tomar decisões mais assertivas para a sua propriedade.

Importante: é possível utilizar o bastão eletrônico na pecuária para a gestão de diversos tipos de animais, entre elas: bovino,bubalinos, ovelhas, suínos e também cavalos. 

 

Veja como fazer a gestão da pecuária com tecnologia!

 

Atividade pecuária: por que acompanhar as informações do gado é importante?

Quando um gestor quer saber se uma empresa teve sucesso em um determinado período, ele usa de indicadores, gráficos e relatórios para avaliar o desempenho da companhia, certo?

Na atividade pecuária funciona da mesma forma. A única diferença aqui é que o produtor rural usa de dados para saber como está o desempenho do seu rebanho.

Coletar, registrar e analisar as informações são etapas importantes para a gestão da fazenda. E os dados podem servir de apoio para o produtor direcionar melhor os seus  investimentos.

Pense só, se não faz a coleta de dados, como ele consegue manter as informações sobre o seu gado atualizadas? Se não possui um registro, como consegue comparar os números atuais com os números anteriores e avaliar o desempenho de cada animal? 

Simplesmente não consegue…

E uma vez que o produtor não é capaz de avaliar o desenho do seu rebanho, ele também não consegue identificar os erros no manejo e nem o que precisa ser feito para aumentar a sua produtividade. 

Acompanhar as informações é importante para avaliar tudo que ocorre dentro da atividade pecuária, desde os custos por animal até o rendimento de ganho de peso. Assim, facilitando uma tomada de decisão e melhorando as estratégias. 

 

Como incorporar a identificação eletrônica na fazenda?

Hoje, se o pecuarista quer expandir os lucros da sua fazenda, ele precisa estar preparado. Para isso, deve apostar em tecnologias de ponta que ajudam a otimizar processos e aumentar a produtividade. 

Tanto os bastões eletrônicos como o brinco eletrônico para gado são tecnologias que fazem parte da identificação eletrônica. Assim sendo, se o produtor rural quer incorporar a tecnologia na sua fazenda sem gastar muito, pode começar ao poucos adquirindo esses dois itens. 

 

Quer saber mais sobre brincos para gado? Veja aqui quais são os tipos e como é feita a aplicação!

  • E-mail contato@primaza.com.br
  • Orçamento (55) 98154-0054
  • Pós-Venda (55) 3375-8443
  • Endereço
    Avenida Presidente Kennedy 3400, Bairro Arco-Íris
Open chat
Fale conosco
Powered by