Blog Primaza
Tecnologia na Pecuária: Utilização de Brincos Eletrônicos

Bastões Eletrônicos: Como fazer a Gestão da Pecuária com Tecnologia

Quer otimizar a gestão do seu rebanho e se destacar na atividade pecuária? Veja, como usar tecnologia em identificação eletrônica e bastões eletrônicos.

Os métodos mais conhecidos de identificação animal são a marcação a fogo e a tatuagem. 

Porém, embora as técnicas sejam as mais populares, os produtores de gado já estão buscando outras formas de identificação animal para otimizar a gestão do rebanho.

O brinco eletrônico para gado e os bastões eletrônicos, por exemplo, são tecnologias que fazem parte da identificação eletrônica.

Como a tecnologia oferece recursos mais modernos para o pecuarista identificar bovinos e realizar o manejo, as propriedades têm conseguido automatizar e aumentar o controle sobre a atividade pecuária.

Ainda assim, existem produtores de gado que ficam em dúvida se substituir os métodos tradicionais por novas tecnologias pode trazer mesmo benefícios.

Esse também é o seu caso? Então veja, neste post, qual é a importância da tecnologia na atividade pecuária e como você, produtor rural, pode usar a identificação eletrônica ao seu favor para otimizar a gestão do rebanho. 

Confira!

 

Identificação eletrônica: a importância da tecnologia na atividade pecuária 

Os investimentos em tecnologia têm se tornado cada vez mais necessários na atividade pecuária. Isso porque o mercado mudou e o consumidor está exigindo processos mais rápidos e produtos com mais qualidade. 

Seja em uma pequena propriedade leiteira ou em uma grande fazenda para confinamento de gado de corte, a identificação eletrônica têm contribuído na otimização dos processos e aumento na produtividade.

Por meio de ferramentas mais modernas e tecnológicas, o produtor rural já tem possibilidade de acompanhar o seu rebanho na “palma da mão”, verificar o histórico de tratamento, medicação e alimentação.

Também consegue identificar os bovinos mais rápido, além de gerenciar todos os custos e investimentos com facilidade. 

Hoje, se o pecuarista quer expandir os lucros da sua fazenda, ele precisa estar preparado para atender o mercado. Do contrário correrá o risco de ser ultrapassado e até mesmo superado pelos concorrentes. 

Assim sendo, a aplicação da tecnologia na atividade pecuária pode ser tratada como uma estratégia crucial para garantir sucesso e resultados mais positivos para o produtor.

 

4 recursos que a identificação eletrônica oferece

Agora que você já sabe a importância de aplicar a tecnologia na atividade pecuária, que tal você conferir os recursos que a identificação eletrônica oferece para a sua propriedade?

 

Softwares para a pecuária

É impossível alcançar ganhos de produtividade se o pecuarista não sabe como medir os seus resultados, concorda?

O produtor precisa ter controle sobre todos os seus custos e despesas, e saber exatamente qual foi o retorno sobre o seu investimento. Caso contrário ficará sem base para tomar decisões mais assertivas.

Os tempos são outros e as práticas pecuárias que funcionavam anos atrás podem não surtir o mesmo efeito agora. Sabemos que a procura por produtos com qualidade cresceu, os consumidores estão cada vez mais exigentes e os produtores precisam acompanhar essas mudanças para se sobressair.

Também precisam saber analisar os índices para determinar o que traz lucros ou prejuízos para o seu negócio. 

Assim sendo, para otimizar a gestão do rebanho e conseguir resultados cada vez mais expressivos, o pecuarista precisa investir em ferramentas que ajudem na análise de indicadores e no gerenciamento. 

Por meio de um software para a pecuária, por exemplo, o produtor não só é capaz de realizar a identificação individual dos seus bovinos como também:

  • Melhorar o controle de pesagens;
  • Manter um histórico de medicamentos;
  • Ter mais controle financeiro;
  • Controlar o estoque de medicamentos, insumos, suplementos, etc;
  • Registrar as compras e vendas da boiada;
  • Acompanhar os índices de produtividade.

Ou seja, com a ferramenta ele pode ter controle total sobre o manejo e a atividade pecuária.

 

Brincos eletrônicos para identificação animal

O uso dos brincos eletrônicos para a identificação animal ajudam o pecuarista a obter informações importantes sobre o rebanho e a eficiência do trabalho. Os dados coletados contribuem para a melhora da produtividade o que, consequentemente, ajuda alavancar os rendimentos. 

Os brincos eletrônicos são compostos por duas peças que permitem um encaixe perfeito na orelha do animal, conhecidas como o macho e a fêmea. Esse tipo de identificador é ótimo para otimizar a gestão do rebanho uma vez que permite a leitura fácil das informações. 

Além de facilitar o manejo, o brinco eletrônico para gado também oferece vantagens como a coleta automatizada das informações e redução nas contusões dos animais.

O produto também é interessante porque permite que o pecuarista economize tempo e esforço durante o trabalho, e fique praticamente livre de acidentes ao lidar com os rebanho.

Uma vez que existe menor contato com o gado, é possível ainda diminuir o estresse dos animais e a probabilidade de ocorrerem erros na coleta e transmissão de dados.

 

Bastões eletrônicos

Os bastões eletrônicos são ferramentas que permitem a leitura de brincos eletrônicos e/ou brincos com códigos de barras. 

Os bastões eletrônicos BAQUEANO PRO S, por exemplo, são os únicos que fazem a leitura de código de barras dos brincos SISBOV (Sistema Brasileiro de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos).  

O cruzamento dos dados coletados com um software de gestão permite que o produtor controle cada um dos seus bovinos, além de acompanhar de perto o tratamento dos animais. 

O bastão eletrônico é uma tecnologia que utiliza sinais de radiofrequência. Sua leitura é feita por meio de leitores de rádio, então a comunicação entre o bastão e o sistema é imediata (via cabo serial ou Bluetooth). Isso permite que o produtor realize o manejo do rebanho simultaneamente no sistema de gestão. 

Os grandes benefícios dos bastões eletrônicos são:

  • Leitura rápida das informações;
  • Cruzamento de dados com o software de gestão;
  • Maior confiabilidade das informações;
  • Manejo mais otimizado;
  • Mais controle sobre a atividade pecuária.  

 

Brincos com QR CODE

Os brincos com QR Code são uma tecnologia que facilita o controle e identificação do gado. O pecuarista pode acompanhar o seu rebanho, na palma da mão, e pode fazer isso de forma muito mais rápida e eficiente.

Para quem ainda não sabe, o QR Code é uma evolução do código de barras. A tecnologia consiste em um gráfico que pode ser lido pelas câmeras dos celulares, permitindo a leitura confiável das informações individuais dos animais. 

Embora os brincos com QR Code ainda sejam pouco utilizados, esse tipo de identificador já é considerado um sucesso entre os criadores de bovinos e ovinos.

Isso porque a tecnologia consegue otimizar ainda mais a gestão já que oferece facilidade e praticidade na leitura dos dados.Outro ponto importante que precisa ser mencionado é a segurança que os brincos com QR Code oferecem.

Uma vez que o QR Code é gerado, o código do brinco não pode mais ser alterado pelo produtor. Ou seja, não existe risco da propriedade sofrer qualquer tipo de adulteração nos brincos ou até mesmo falha nas informações. 

 

Como usar a identificação eletrônica para gerenciar a atividade pecuária

Conseguiu entender tudo até aqui? Então agora é hora de você descobrir como pode usar os recursos oferecidos pela identificação eletrônica para gerir o seu negócio. 

Assim como no tópico anterior, vamos começar com o Software para pecuária, está bem?

 

Bastões Eletrônicos: Gestão fácil com o software para pecuária 

Imagine que você possui uma pequena propriedade leiteira. 

Para aumentar a produtividade das suas vacas, você precisa ter controle sobre o manejo, nutrição e medicamentos. Também ter definido os custos e as despesas com funcionários e equipamentos.

A coleta e o gerenciamento de todos esses dados é importante para você aumentar a produtividade na sua fazenda e a qualidade do seu produto. Você sabe disso… 

O problema é que, na maioria das vezes, você não encontra tempo suficiente para coletar e manter todas as informações em ordem. Ainda mais sabendo que os dados precisam ser recolhidos e ordenados para cada animal. 

Como você acha que ficará a sua gestão se não existir controle sobre as informações? Uma bagunça, não é?

Nesse caso, o software para pecuária entra como um aliado para manter a sua gestão pecuária em dia. Você pode coletar, armazenar, editar e até mesmo gerenciar os dados, tudo em um único sistema. 

Além das informações relacionadas ao manejo, nutrição e medicamentos, você ainda consegue acrescentar dados sobre os seus investimentos e custos. Assim sendo, pode usar da tecnologia para avaliar se a atividade pecuária está trazendo lucros ou prejuízos para o seu bolso.

Não só isso, você pode utilizar das informações salvas no software para direcionar suas estratégias ou até tomar decisões que o ajudem a aumentar os seus ganhos.

 

Mais praticidade com os brincos e bastões eletrônicos para identificação animal

Agora vamos imaginar que você possui uma grande fazenda para confinamento de gado de corte. O seu rebanho possui mil cabeças de gado e você precisa ter controle sobre todos os animais para garantir a qualidade do seu produto.

A questão é, como você vai conseguir identificar e manter o controle sobre todo o rebanho de um jeito prático? 

O método de tatuagem e marcação a ferro não parece ser uma ideia interessante quando o assunto é praticidade, não é? Imagine só quanto tempo você ou o seu funcionário podem perder apenas para realizar a identificação? 

O trabalho que poderia levar dois dias ou três acaba durando uma semana. E, para quem possui uma fazenda para confinamento de gado de corte, a perda de tempo pode acarretar em prejuízos ou até mesmo perda da qualidade. 

Sendo assim, os brincos eletrônicos para identificação animal são uma ótima alternativa.

Além do recurso permitir a identificação do gado mais rápido, você pode automatizar a coleta de dados e reduzir a probabilidade de erros na coleta e transmissão das informações, utilizando bastões eletrônicos.

Como não precisa manter o contato direito com os animais, uma vez que pode acompanhar tudo pelo software, você consegue evitar acidentes de trabalho e diminuir o estresse causado nas diferentes fases de manejo.

 

Bastões eletrônicos para uma coleta de informações eficiente

Nesse exemplo, vamos imaginar que você quer otimizar a sua gestão e para isso precisa agilizar a leitura dos brincos eletrônicos. 

Assim sendo, você precisa contar com uma ferramenta ágil que vai auxiliá-lo na coleta das informações sobre cada bovino.

Como o bastão eletrônico utiliza sinais de radiofrequência para coletar os dados, a comunicação com o software de gestão é imediata. Então, você pode realizar a leitura dos brincos eletrônicos simultaneamente no sistema. 

Já pensou na praticidade que a sua propriedade pode ter com essa tecnologia? 

Você e o seu funcionário não precisam mais perder tempo realizando a leitura dos brincos de forma manual, e nem se preocupar com a confiabilidade das informações coletadas. 

Tudo se torna mais prático, rápido e seguro. 

 

Facilidade e segurança com os brincos com QR Code

Você é um pecuarista que se preocupa com a segurança dos dados, está bem? Você não quer correr o risco de ver o código dos brincos sendo adulterados e nem questionar a confiabilidade das informações.

Como os brincos armazenam dados importantes sobre o seu rebanho necessários para a gestão eficiente da atividade pecuária você precisa buscar formas de redobrar a segurança. 

Isso para não correr o risco de analisar dados incorretos no futuro ou tomar decisões precipitadas que podem prejudicar o desempenho de cada animal. 

Mas, como garantir essa segurança? Bem, você pode investir nos brincos com QR Code.

Esse recurso é interessante porque, após gerado um código, os brincos não podem se alterados pelo produtor e ninguém mais. Ou seja, as informações sobre o rebanho ficam praticamente blindadas. 

E como não bastasse a segurança oferecido pelo código, o brinco com QR Code ainda oferece facilidade em sua leitura, o que ajuda a otimizar ainda mais a gestão do pecuarista.     

Legal, não é? 

 

Se até então a gestão pecuária era considerada um desafio, agora a realidade é outra. Hoje o pecuarista já pode utilizar a tecnologia ao seu favor e assim modernizar processos e facilitar a identificação animal

Os recursos oferecidos pela identificação eletrônica são inovadores e podem ajudar o produtor a otimizar a atividade pecuária. Não só isso, permite que ele gerencie os seus negócios de perto e com mais precisão. 

 

Então, gostou do tema? 

Se estiver precisando de ajuda ou ainda não sabe qual é o melhor método de identificação animal para o seu rebanho, clique aqui para falar com um de nossos especialistas. 

Ou, se preferir, conheça todos os nossos produtos para descobrir qual é o brinco para gado ideal para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • E-mail contato@primaza.com.br
  • Orçamento (55) 98154-0054
  • Pós-Venda (55) 3375-8443
  • Endereço
    Avenida Presidente Kennedy 3400, Bairro Arco-Íris
Open chat
Fale conosco
Powered by