Blog Primaza
Chip de Gado: Brinco Eletrônico

Chip de Gado: A Tecnologia que faz a diferença na fazenda

Veja como funciona o chip de gado, quais são as vantagens desse aparelho e como a tecnologia pode fazer diferença na sua propriedade.

A gestão do rebanho é um fator decisivo para qualquer produtor aumentar os lucros. Seja na criação de gado ou produção de leite, coletar e avaliar as informações sobre os animais pode ajudar o produtor a identificar o que precisa ou não ser melhorado na atividade. 

Embora muitos produtores de gado ainda tenham dificuldade na hora de realizar a gestão, a verdade é que manter o controle sobre o rebanho pode ser mais fácil do que eles imaginam.

Os brincos para gado, por exemplo, quando relacionados a um software de gestão permitem ao produtor acessar dados específicos sobre o rebanho, alimentação dos animais, custos e até mão de obra. 

Ou seja, ele pode acompanhar de perto os investimentos e com base nessas informações tomar decisões mais estratégicas para gerenciar a propriedade.  

O brinco eletrônico, também conhecido como “chip de gado”, é um desses brincos desenvolvido para facilitar ainda mais o trabalho dos produtores. Além de ser útil para a identificação animal, contribui também para a propriedade otimizar as  operações e aumentar os rendimentos. 

Quer saber mais sobre como o chip de gado funciona? 

Veja, neste post, como funcionam os brincos para gado, quais são as principais vantagens do brinco eletrônico e porque essa ferramenta pode fazer diferença na sua fazenda. Também, porque o Sisbov é importante para garantir a qualidade dos produtos.

Confira!

 

Brincos para gado 

O brinco para gado é um equipamento utilizado para a identificação de bovinos, suínos e ovinos. 

A ferramenta também serve para ajudar o produtor na gestão da sua propriedade, uma vez que ele consegue ter acesso à informações específicas sobre a atividade pecuária e o desempenho de cada animal. 

Muitas das informações coletadas estão relacionadas ao manejo nutricional, uso de medicamentos, reprodução e genética, entre outras. 

Saber quais são os custos da atividade e acompanhar de perto o desenvolvimento dos animais é importante para o produtor identificar os erros e definir quais estratégias são mais assertivas para amenizar os impactos. 

Com base no histórico dos animais, por exemplo, ele pode elaborar um plano para aumentar a qualidade da carne e como consequência vender mais produtos.

 

Como o chip de gado funciona?

O brinco eletrônico, conhecido também como “chip de gado”, é um aparelho que serve para identificar o animal a partir de um leitor. 

Funciona por sinal de radiofrequência, e como a comunicação entre o aparelho e o computador pode ser feita por meio de um cabo serial ou Bluetooth, o manejo é realizado simultaneamente no software de gestão. 

Diferente do modelo tradicional, que possui apenas a identificação numérica em sua etiqueta, o brinco eletrônico carrega informações mais detalhadas a respeito dos bovinos. 

É dividido em duas partes, o macho e a fêmea, e foi desenvolvido para se encaixar perfeitamente na orelha do animal. 

Por facilitar a recuperação dos brincos após o abate, o chip de gado vem sendo bastante requisitado pelos produtores. Inclusive porque permite a coleta rápida das informações e a alimentação imediata de dados a um sistema de gestão. 

Ou seja, além de conseguir recuperar o dispositivo mais rápido, o produtor consegue monitorar a sua fazenda de onde ele estiver através de um software. Assim, potencializando a sua atividade.

O chip de gado facilita a leitura das informações, e a partir de uma análise rápida sobre os dados o produtor garante resultados mais positivos para o seu negócio.

 

Chip de gado: quais são as vantagens da tecnologia? 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre brincos para gado e como funciona o chip de boi, que tal conferir as principais vantagens que essa tecnologia pode oferecer para a sua propriedade?    

 

Automatização da coleta de dados

Como a comunicação entre o chip de gado e o software de gestão é feita por meio de um cabo serial ou Bluetooth, o produtor pode automatizar a coleta de todas as informações. 

 

Contenção de erros na coleta e transmissão de dados

A automatização da coleta e transmissão de dados elimina qualquer possibilidade de erro. Ou seja, a propriedade consegue garantir a confiabilidade e segurança das informações. 

 

Menor contato com os animais

Como tudo é feito de modo automático, o produtor não precisa manter o contato frequente com os animais. Uma vez que consegue monitorar e acompanhar as informações por meio de um software, ele pode analisar o desempenho dos bovinos  de qualquer lugar, por um smartphone ou computador.

 

Mais tranquilidade para tomar decisões

O acesso às informações atualizadas sobre o rebanho permitem ao produtor mais tranquilidade para tomar decisões. Ele sabe que se precisar, pode verificar as informações no sistema e a partir daí montar um plano para solucionar o problema o mais rápido possível.

 

Redução do tempo de trabalho 

Com o apoio da tecnologia a fazenda consegue reduzir o tempo necessário para coletar e transmitir os dados até o software. Isso possibilita ao produtor mais tempo e energia para desempenhar outras atividades importantes. 

 

Identificação animal facilitada

O leitor torna a identificação animal mais eficiente. Também permite ao produtores otimizar as atividades e a gestão do rebanho para aumentar a qualidade dos produtos. 

 

Sisbov: como garantir a qualidade dos produtos? 

O Sisbov foi criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e serve para identificar, registrar e monitorar, individualmente, os bovinos e bubalinos nascidos no Brasil. 

Constitui uma série procedimentos para caracterizar a origem, o estado sanitário, a produção e a segurança dos produtos de origem bovina ou bubalina. O objetivo do Sisbov é regulamentar a prática pecuária no país.

Com a venda para os países estrangeiros está crescendo, o mercado têm exigido dos produtores a certificação do Sisbov para confirmar que os produtos têm origem confiável. 

Para todos aqueles que desejam trabalhar com a criação de gado para exportação, o brinco para gado é um investimento importante caso queira garantir a qualidade dos produtos.

 

Gostou do tema? 

Se você ainda têm dúvidas sobre como o chip de gado funciona ou está com dificuldade de realizar a gestão do rebanho, clique aqui para falar com um de nossos especialistas. Ou, se preferir, conheça nossos produtos para descobrir qual é o brinco para gado ideal para o seu negócio.

Deixe uma resposta

  • E-mail contato@primaza.com.br
  • Orçamento (55) 98154-0054
  • Pós-Venda (55) 3375-8443
  • Endereço
    Avenida Presidente Kennedy 3400, Bairro Arco-Íris
Open chat
Fale conosco
Powered by